A aprendizagem ao longo da vida e a interacção colaborativa afiguram-se como determinantes nas sociedades contemporâneas em constante e rápida mudança e essenciais no acesso à informação, formação e satisfação individual e colectiva e participação no desenvolvimento e produção de conhecimento. Se quando se fala de aprendizagem on-line se subentende actualmente um conjunto de recursos promotores de actividades de aprendizagem estruturadas, facilitadores de interactividades e de desempenhos suportados, o conceito de aprendizagem aberta, pressupõe um modelo de aprendizagem centrado nas necessidades individuais do utilizador o que requer o desenho de percursos caracterizados pela flexibilidade e por um leque alargado de escolhas
É neste pressuposto que a Open University no Reino Unido se propôs criar em 2005 o espaço OpenLearn , com o objectivo de tornar alguns dos conteúdos, métodos e ferramentas dos seus cursos, de livre acesso, num ambiente web aberto, de modo a estimular e apoiar a formação de comunidades de aprendizagem colaborativa informais destinadas a adultos, a profissionais ( de educação por exemplo), permitindo paralelamente coligir dados para uma avaliação da utilização das suas ferramentas, num ambiente de conteúdos livres.
Esta perspectiva, partilhada pelo MIT (EUA), de disponibilização de conteúdos e cursos em regime de livre acesso, com o cunho de qualidade das respectivas Instituições, suportadas (e suportando) por investigações pioneiras em ambientes de e-learn é deveras interessante de explorar.
O Learning Space proporciona acesso livre a materiais agrupados num leque variado de tópicos contendo cada um deles várias unidades classificadas quer quanto ao nível ( introdutory, intermediate, advanced, masters) quer quanto ao número de horas que é necessário despender. Cada unidade conta ainda com a informação da última actualização e com uma classificação de 1 a 5 sendo visível o número de utilizadores que a classificaram.
As unidades podem ser pesquisadas, agrupadas ou ordenadas segundo vários critérios.
Cada unidade assume uma forma tutorial (percurso único e convergente) que explicita na introdução os destinatários preferenciais e os resultados de aprendizagem espectáveis seguindo-se o(s) texto(s)- aula - sobre o tema em questão.
Pontuando os textos e/ou no final são propostas actividades de variada ordem que podem ir desde o apontar de ideias à leitura dos textos ou visionamento dos filmes disponibilizados. Após a primeira abordagem à tarefa (escrita/leitura/visionamento) é proposta uma segunda, orientada por um conjunto de questões, para as quais é recomendado que sejam escritas as respostas. Em seguida o utilizador é convidado a comparar as respostas que elaborou com as disponibilizadas da autoria de um membro da equipa do curso ou de outros aprendentes.
No final da unidade é proposto que o utilizador partilhe a sua experiência, sendo o leque de interacções possíveis variado: mensagem no fórum da unidade, entrada ao learning journal ( que pode servir com um diário de aprendizagens ou como um portfolio do utilizador ) ou criando um mapa utilizandoas ferramentas compedium ou cohere para organização de conhecimentos, referências ou conceitos que pode ou não ter uma construção partilhada.
Existe ainda a possibilidade de o utilizador marcar uma videoconferência através do FM Live Comunication ou juntar-se/fundar um clube para debate e partilha com outros membros.
As ferramentas facilitadoras de interactividade são variadas e poderão estimular o surgir de comunidades espontâneas e informais, organizadas em torno dos mesmos interesses. Contudo não existe a figura do tutor/moderador e a única interacção possível entre o utilizador e os mentores do espaço é via e-mail.
Todas as ferramentas de suporte da aprendizagem referidas ( desenvolvidas por equipas da Open University) são de fácil acesso e contam com guias de iniciação e faqs.
A possibilidade de personalização dos percursos é uma preocupação constante quer ao nível das funcionalidades - a inscrição é livre e imediata mas não exigida, as unidades têm barras de navegação que permitem a autonomia, o My Learning Space possibilita a personalização – quer ao nível do acesso fácil a unidades e temas que, garantem a escolha proporcionando uma experienciação pessoal livre.
Por fim o utilizador pode ainda modificar os materiais no Labspace redesenhando-os adequando-os às suas necessidades de utilização, desde que citando a fonte.
Às dimensões de ambiente de aprendizagem aberto e de conteúdos livres de comunidades de aprendizagem e de partilha, juntam-se a de trabalho colaborativo e inovação ao proporcionar as ferramentas de suporte necessárias para aceder, adquirir, conferir sentido, construir e partilhar conhecimento.
Esta é em minha opinião a grande mais valia deste espaço.
Financiamento
Os custos da iniciativa Openlarn têm sido de 5,65 milhões de libras por ano ( nos últimos dois anos) suportados pela William and Flora Hewlett foundation. Aceitam-se outros donativos
Catalogação
Os materiais estão agrupados por tópicos contendo cada um deles várias unidades
Arts and History
64
Business and Mannagement
34
Education
42
Ealth and Lifestyle
29
IT and Computing
26
Law
9
Mathematics and Statistics
37
Modern Languages
16
Science and Nature
84
Society
65
Study Skills
30
Technology
33
How to...
9
As unidades podem ser pesquisadas quer através do nome, quer nos textos através de uma palavra/assunto, quer ainda através, das etiquetas atribuídas acada unidade
Podem ainda ser agrupadas ou ordenadas segundo vários critérios.
Formatos e standarts
As unidades disponinilizam uma série de materiais que podem ser visionados directamente ou feito o download
Filmes sempre com dois formatos : alta resolução (mp4), baixa resolução (flv)
Ficheiros de som – mp3
Artigos ou capítulos de livros – pdf
As unidades encontram-se disponibilizados em vários formatos alternativos incluindo RSS e XML e permitem a impressão e o dodwnload, garantindo-se a acessibilidade e a usabilidade
Licenciamento
Os conteúdos podem ser usados para a educação e sem fins comerciais livremente. Podem ser usados como estão ou transformados , impressos, traduzidos, modificados, etc.
A propriedade dos materiais é da Open University. Os cursos usam outros materiais como citações de livros, imagens, filmes, entrevistas com peritos etc usados sob licença.
Todos os materiais estão sob dois tipos de licença:
1 - Os materiais das unidades de que a Open University detém o copyright estão sob a Creative commons license “Atributtion – Non – Comercial- Share- Alike” o que implica 3 requesitos no uso dos materiais
Ser usado para fins não comerciais
Citar sempre a Open University e os nomes dos autores originais
Disponibilizar os trabalhos ( originais ou modificados) sob o mesmo tipo de licença, Os trabalhos modificados devem ficar também no Openlearn Labspace
2 – Os materiais integrando unidades cujo copyright não pertence à Open University mas dos quais existe licença de uso estão identificados e podem ser usados livremente como parte do todo em que se integram mas não está garantido o direito de os modificar ou de os usar como itens isolados. Contudo o conteúdo da Openlearn pode ser modificado mantendo a utilização do material.
As ferramentas de software estão sob os termos das licenças GNU. Podem ser usados e modificados livremente para qualquer propósito. As modificações nas ferramentas têm de ser disponibilizadas obrigatoriamente nos mesmos termos
Referências
§ Wenger, E. White, N., Smith, J. D. and Rowe, K. (2005). Technology for communities. CEFRIO Book Chapter
§ Costa, F. A ( )– A Aprendizagem como critério de avaliação de conteúdos educativos on-line – Cadernos SACAUSEF II, 43-54
§ Santos, A. I. e Okada, A.- Discussing International Perspectives on Open Learning in Brazil: Educational Politics and Pedagogical Principles http://kn.open.ac.uk/public/document.cfm?docid=8801 consultado em 2 /12/2008