sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Quadro Interactivo

A investigação sobre a utilização dos Quadros Interactivos sugere que o uso desta tecnologia varia de professor para professor e de área disciplinar para área disciplinar, não existindo uma fórmula certa. Há que compreender a diversidade de abordagens possível e explorá-las, de forma a reconhecer as que mais benefícios trazem e mais se adequam, à especificidade de cada disciplina e dos seus diferentes conteúdos
As mudanças que a utilização dos QI poderão promover nas práticas dos professores dependerão, em grande medida, da sua percepção das potencialidades que a tecnologia pode acarretar para os processos de ensino-aprendizagem. A formação e a reflexão deverá centrar-se sobre os objectivos pedagógicos e o modo como a tecnologia pode ser usada da forma mais adequada para os alcançar. Como tal, esta reflexão deverá ser feita no seio dos grupos disciplinares/departamentos, potenciando a adequação das funcionalidades do QI à especificidade da natureza do conhecimento/conteúdos e finalidades pedagógicas.
Só com uma compreensão mais clara do potencial dos QIs se chegará à produção de materiais promotores de práticas inovadoras, centradas no desenvolvimento de processos cognitivos, aumentando a compreensão dos alunos para os aspectos relevantes do conhecimento e com impacto nos seus níveis de desempenho.
O uso de um QI não altera por si só as práticas dos professores mas poderá vir a ser, numa dinâmica de trabalho conjunto, o catalizador para uma reflexão sobre os modelos e processos de ensino-aprendizagem.
Proposta de reflexão

Planificação de uma Comunidade de Aprendizagem Virtual






A CONSTRUÇÃO DO QUE SOMOS HOJE - OS CONTRIBUTOS DAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS

1.Finalidade
A finalidade deste projecto é a de recorrendo às práticas conversasionais e de interacção disponibilizadas pela plataforma Moodle da Escola e da construção de módulos temáticos com diversos matérias e tarefas, proporcionar aos alunos condições para se agruparem em torno de interesses comuns, incentivando a curiosidade e o desejo de saber mais, procurando fazer de cada um, um participante activo, que colabora na construção de uma narrativa colectiva, identificando-se com a prática, ao mesmo tempo que estrutura e afirma a sua identidade numa comunidade de aprendizagem que ultrapassasse os limites físicos e temporais da sala de aula.

2. Opções metodológicas
A experiência foi planificada tendo como princípio a actividade grupal e a interacção entre pares, num modelo colaborativo em ambiente virtual em que a dimensão grupo e um novo contexto de mediação juntam-se ao triângulo professor-conhecimento-aluno, numa interacção de que emergem três novas relações: participar ( comunicação, coordenação e interdependência entre os membros) facilitar ( proposta, preparação, clarificação, e aconselhamento) e partilhar ( troca e repartição de saberes). Ao professor cabe a implementação, a dinamização, fornecer de suportes à aprendizagem colaborativa procurando, através da interacção entre pares, reduzir desfasamentos individuais e estimular a coesão entre os membros do grupo, aconselhar, evitar desvios em relação aos objectivos, complementar informação. e avaliar resultados.

2. Objectivos Gerais
identificar e aprofundar, ao longo do estudo das diferentes civilizações e épocas os contributos que ajudaram na construção da nossa identidade: Cidadãos do Mundo do Século XXI, de um País integrado numa Europa, com raízes históricas e culturais comuns.
envolver os alunos das três turmas (7ºA, B e C) num projecto comum, sentido como motivador de modo a que, de uma forma activa, pudessem aprofundar aprendizagens, relacioná-las entre si e com a actualidade, confrontando-se com perspectivas várias.
potenciar a natureza social e situada de toda a aprendizagem, reforçada, através da mediação colaborativa da plataforma, que se poderá traduzir neste caso na diferença entre o que o aluno poderia fazer num contexto de trabalho individual em casa e o que poderia alcançar em interacção com os outros e com uma extensão do suporte e mediação do professor.
promover o desenvolvimento de competências e metodologias transversais com propostas de tarefas desafiadoras e motivantes.
proporcionar um constante suporte de reforço e sustentação dos processos cognitivos.

3. Projecto
Do debate no conjunto das turmas nasceu o projecto de construção da WIKISTÓRIA onde se tratariam assuntos identificados e propostos pelos alunos como “importantes contributos culturais das civilizações antigas para o que somos hoje ”.

4. Organização do Trabalho
No conjunto das 3 turmas foi combinado que todo o projecto se desenrolaria em regime de e-learning tendo sido negociado a distribuição de papéis e a forma como o trabalho seria organizado.
Todo o trabalho deverá ser realizado on-line como complemento das aulas presenciais de História e da avaliação à disciplina.

Distribuição de responcabilidades



5. Selecção dos Conteúdos e Objectivos de Aprendizagem
Tendo em conta as civilizações já estudadas em contexto de aula presencial os alunos identificaram e propuseram os contributos civilizacionais que gostariam de aprofundar e que serviriam de base à construção dos módulos.
Com base nos assuntos propostos realizou-se a identificação dos conteúdos, conceitos/noções básicas e elaboração dos respectivos objectivos de aprendizagem.
À medida que nas aulas presenciais se avançar no estudo das Civilizações outros contributos serão apontados e integrados no projecto.

Acesso aos conteúdos e objectivos de aprendizagem dos módulos desenvolvidos

6. Desenho do Projecto
Como base de suporte para o projecto foi criada na Plataforma Moodle uma disciplina – Wikistória. Dado a Plataforma Moodle da escola se encontrar organizada por Anos – Turmas e o projecto englobar 3 turmas optou-se por criar a disciplina em questão dentro do 7º Ano com acesso aos alunos das três turmas, recorrendo às funcionalidades de Wiki, fórum e questionário.
A disciplina no Moodle integra 4 tópicos:





7. Desenho dos Módulos
Procurou-se criar um visual apelativo para a faixa etária dos alunos e uniforme para todos os módulos e uma sinalética de fácil leitura, para ser usada quer nos módulos, quer na plataforma Moodle associada aos assuntos ou actividades (tempo da actividade, objectivos de aprendizagem, conteúdos, pesquisa de materiais construídos e disponibilizados, visionamento de filmes, pesquisa na Web, pesquisa num dicionário on-line) que ao mesmo tempo que constituem a barra de navegação, servem uma leitura mais rápida e automatizada.

Os módulos foram estruturados do seguinte modo
I. Introdução do tema, informações sobre a sua estrutura e navegabilidade, indicação do tempo total da actividade;
II. Indicação do que o aluno deverá ser capaz de fazer no final do Módulo ou seja os objectivos de aprendizagem;
III. Listagem dos conteúdos que o constituem (os conteúdos passam a fazer parte da barra lateral o que permite a navegabilidade entre eles)
IV. conteúdo (ecrã) começa com uma breve introdução ou uma citação para reflexão e contém para além da barra de navegação lateral já referida 3 áreas demarcadas(fig 1). A barra de navegação permite a navegabilidade entre os conteúdos (1) e o acesso directo aos objectivos (2), às tarefas propostas (3), ao dicionário on-line (4) e ao Google (5). Os filmes estão também disponobilizados em formato flash para download e a restante documentação em PDF permitindo a impressão.


8. Avaliação da Actividade
A avaliação da actividade, que se espera acompanhe os alunos até ao 9º ano, far-se-á pela análise
· dos níveis de interacção e participação nos Fóruns;
· qualidade das participações na Wiki;
· reflexo nas avaliações de carácter quantitativo da disciplina de História, das aprendizagens efectuadas neste contexto;
No final de cada período lectivo à aplicação de um inquérito/questionário através da plataforma para aferir dos graus de satisfação dos intervenientes e recolher sugestões/opiniões.

9. Acesso ao Projecto
O projecto pode ser consultado na Plataforma Moodle Pedro de Santarém – 7º Ano – WIKISTÓRIA - http://moodle.eps-pedro-santarem.rcts.pt/course/view.php?id=343