quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Objectos de aprendizagem e Recursos de Aprendizagem: proposta de tipologia

O propósito do EUN Learning Resource Exchange Metadata Application Profile produzido pela EUN Learning Resource Exchange), parceria que congrega mais de 20 Ministérios da Educação de países europeus, é apoiar a troca de informação acerca de todo o tipo de recursos digitais de aprendizagem.
Entre outras coisas propõe tipologias para objectos de aprendizagem ( LO – Learning Object) e para recursos de aprendizagem ( LRE – Learning Resource Type)

1- Objectos de aprendizagem - O termo LO (Learning Objects) é usado genericamente para definir todos os recursos de aprendizagem que podem ir de cursos a planos de aula,
Tipologia
· Atómico
Um objecto de aprendizagem que é indivisível, por exemplo uma fotografia, um ficheiro de som ou de imagem etc.
· Colecção
Um conjunto de objectos de aprendizagem, (LOs) sem relação (de navegação) específica entre eles, como por exemplo uma página contendo um sortido de ficheiros de imagem.
· Em rede (networked)
Um conjunto de objectos de aprendizagem ligados entre eles sem um caminho claramente definido
NOTA: LOs contendo múltiplas funcionalidades entram nesta classificação “ em rede”
· Hierárquicos
Um conjunto de objectos de aprendizagem que se ligam numa estrutura ramificada.
· Linear
Um conjunto de objectos de aprendizagem ligados entre si numa sequência linear, claramente definida.

2 . Recursos de aprendizagem - A Tipologia dos Recursos de aprendizagem ( LRE – Learning Resource Type) tem como finalidade indicar aos usuários os potenciais uso(s) ou tipo(s) dos objectos de aprendizagem. Os termos indicam a natureza dominante do recurso.
TIPOLOGIA
Aplicação
Software desenhado para permitir aos utilizadores finais uma tarefa específica, ou um grupo de tarefas.
Avaliação (assessment)
Recurso cujo propósito primário é a avaliação da capacidade, compreensão, desempenho, competências ou progresso do aprendente.
Difusão (broadcast)
Recurso que é uma gravação de qualquer programa de televisão ou rádio difundido através dos meios tradicionais ou seus equivalentes digitais (podcasts, webcasts, screencasts etc.)
Estudo de caso (case study)
Apresentação, análise e discussão de um caso. É uma actividade colaborativa ou destina-se a ser usada num grupo para discussão. Muitas vezes é desenhada com o objectivo de chegar a soluções, propostas pelos utilizadores em discussão com alguém, que é tutor ou especialista no ramo.
Curso
Colecção estruturada de materiais de ensino e aprendizagem ( incluindo tutoriais) destinadas a alcançar um amplo leque de objectivos durante um período alargado de tempo.
Demonstração
Recurso envolvendo objectos reais, usando gravação vídeo ou áudio, para mostrar ou explicar um procedimento, processo ou princípio.
Exercício e Prática
Recurso que consiste em exercícios envolvendo uma sequência de prática curta, desenhado para ensinar ao utilizador competências específicas, ou ajudá-lo a memorizar factos e procedimentos. São condicionados à acção específica e usualmente contêm unicamente regras simples numa lógica de “se-então”.
Jogo educativo
Recurso ao mesmo tempo educativo e divertido, desenhado para ensinar um certo assunto a alunos, ou ajudá-los a aprender/desenvolver uma competência, enquanto jogam ou estão entretidos..
Actividada centrada na investigação (enquiry-oriented activity)
Material para uma actividade na qual, alguma ou toda a informação com a qual os estudantes interagem, vem de recursos na Internet (webquest- aventura na Web, caça ao tesouro, etc.)
Experimentação
Recurso em que acções ou operações são realizadas (tal como um processo científico) com o fim de descobrir algo, para testar uma hipótese, ou estabelecer ou ilustrar algumas verdades conhecidas
Exploração
Recurso que incentiva os alunos a explorar e realizar as suas próprias investigações a fim de compreender um fenómeno, processo ou actividade, ou para resolver um problema específico.
Alguns destes recursos podem ter um mínimo de instruções sobre como proceder, mas a ênfase é muito mais na “aprendizagem pela descoberta” do que na formação didáctica
Glossário
Recurso que é uma colecção de termos especializados e dos seus significados, geralmente organizada numa determinada ordem.
Guia
Recurso tal como um manual ou tutorial, que fornece orientação sobre um tema específico e é geralmente destinado a ser usado como referência .
Item de aprendizagem (learning asset)
Um item multimédia isolado ou componentes, usados para criar recursos de aprendizagem, incluindo objectos de aprendizagem. Podem ser: texto, áudio, fotografias, gráficos, curtos clips de vídeo. Por si só ou agrupados em colecções podem ser usados para suportar a aprendizagem numa ampla variedade de contextos.
Os itens de aprendizagem não são um tipo de recursos mas uma categoria de tipos de recurso. Os tipos de recurso que pertencem a esta categoria são áudio, dados, imagem, modelos, texto e vídeo.
Plano de aula
Recurso que fornece ao professor uma descrição detalhada de todos os elementos necessários para uma aula específica (objectivos, tempo, recursos requeridos etc.)
Actividade aberta ( open activity)
Material para projectos artísticos e actividades criativas. Projectos e exercícios que não estão confinados ou limitados. Muitos jogos complexos que requerem mais do que lógica estão nesta categoria.
Apresentação
Informação organizada e apresentada por um instrutor ( a maioria das vezes usando software de apresentação), com o objectivo de informar um grupo acerca de um tópico
Projecto
Qualquer recurso que expõe ideias e procedimentos de trabalho de projecto. Isso envolve, exame do estado de projectos , projectos colaborativos , projectos multi-disciplinares , concursos e projectos nacionais ou europeus
Obra de referência
Recursos do tipo base de dados, dicionários, enciclopédias, glossários etc. que constituem fonte genérica de informação ou que fornecem informações específicas sobre um assunto ou actividade.
“Role play”
Material para uma actividade que implica a participação activa do aprendente numa situação concreta. O aprendente desempenha um papel para compreender melhor o assunto abordado no recurso.
Simulação
Recurso que explica um procedimento, processo ou princípio não mostrando objectos ou acções reais mas representando-os, por exemplo por meio de animação..
Ferramenta
Editores ou outro tipo de programas para produzir algo (processar texto ou imagem por exemplo) e que podem ser usados para criar e editar outros objectos de aprendizagem. As ferramentas também podem realizar conversões ou cálculo.
Recurso web
Esta categoria inclui recursos de aprendizagem com base na tecnologia Web: weblog, web page, wiki e outros.
Weblog
Uma publicação online (muitas vezes designada ‘blog’) consistindo principalmente num conjunto de artigos, escritos numa base regular, por um grupo ou individuo.
Página Web
Colecção de páginas web ( contendo um conjunto de hiperligações a documentos e ficheiros) identificada por um endereço comum de IP na World Wide Web ,Internete.
Wiki
Tipo de website que permite aos utilizadores adicionar e editar texto facilmente e é especialmente adequada a escrita colaborativa
Outros recursos Web
Recurso da Web que não encaixa nas outras categorias.
Outros
Recurso de aprendizagem que não encaixa nas outras categorias

Combinando os elementos das duas tipologias é possível descrever os Objectos de aprendizagem com um maior detalhe. Muitos deles têm recursos de mais do que uma das tipologias . Por exemplo objectos de aprendizagem de exploração podem conter exercícios e prática. Templates (modelos) podem ser categorizados como ferramentas ou guias. É recomendado o recurso às palavras chave para uma descrição mais livre, seleccionando um ou mais termos do vocabulário LRE.

Tradução adaptada do The EUN Learning Resource Exchange Metadata Application Profile ( EUN Partnership 2007)

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